novosembaixadores

A UEM esteve reunida na tarde de 19 de Dezembro de 2019, em Maputo, no III encontro com os Embaixadores da Comunidade Alumni, para partilha do plano de actividades para 2020 e recolha de subsídios em torno das actividades em desenvolvimento. 

O encontro também serviu para a apresentação do Plano Indicativo de Desenvolvimento da Comunidade Alumni da Universidade Eduardo Mondlane e dos Projectos Estruturantes. Segundo o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, desde 2014, ano da criação da Comunidade Alumni, há actividades que têm sido realizadas de forma rotineira, designadamente, a inscrição, a emissão de cartões e difusão de informação sobre a vida da Universidade, através do Jornal da Comunidade, "... mas queremos mais. Sentimos que há muito potencial e genuíno interesse para o engajamento com a Universidade", frisou.

Quilambo disse que o desenvolvimento da academia está muito condicionado à participação de todos os seus intervenientes, em especial os seus Alumni, pois, exemplos de outras paragens mostram que os antigos graduados podem ser o motor para mudanças estruturais a nível de currículo imagem e até de infraestruturas.

No encontr, os Alumni defenderam maior partilha dos projectos para sua melhor compreensão, apropriação e melhoria dos canais de comunição e da Plataforma de Registo. 

A UEM tem cerca de 4 mil Alumni inscritos na sua plataforma, representando perto de 13% do total de graduados. Dos inscritos, 16% já partilhou informação sobre o seu local de trabalho, sendo que 9 em cada 10 dos inscritos são graduados dos últimos 5 anos, 2/3 têm idades compreendidas entre os 24 e 34 anos, 60% são homens, 91% são licenciados e mais de 60% trabalha no sector privado.